Realidade ou Lenda ???
Diariamente são divulgadas inúmeras possibilidades de revisões para benefícios previdenciários, sempre mencionando o ano em que o segurado(a) aposentou ou o tempo em que está aposentado.
Para quem tem tantos anos de aposentados tem reajustes de mais de não sei quantos por cento... E por aí vai!
Na realidade, boa parte das revisões consistem em recalcular benefícios de maneira mais vantajosa e/ou correta para o segurado. Com isso ao recalcular o valor da Renda Mensal Inicial alteram-se os valores mensalmente recebidos e consequentemente geram-se todas àquelas parcelas em atraso e todo aquele montante, os famosos "atrasados" que todos sonham...
Para verificar essa tal possibilidade de "REVISÃO" é imprescindível recalcular o benefício/aposentadoria e rever todo o processo que a concedeu para assim verificar se o valor atualmente recebido está correto e devidamente atualizado.
Realmente cada caso é um caso e não existe uma fórmula mágica para de pronto concluir se o segurado tem direito a revisão ou não. Tudo deve ser prudentemente recalculado por um especialista.
Muitas vezes o erro não está diretamente no cálculo, mas em determinado contrato de trabalho que não foi computado na contagem, ou ainda, em determinado período em atividade especial que não foi considerado. Tudo isso influencia no valor recebido atualmente.
Cuidado com divulgações milagrosas e principalmente com demonstrações de ganhos exorbitantes e atrasados com muitos 0000000 (zeros).
As possibilidades de revisar, ou melhor, recalcular os benefícios são muitas, porém como dito: Cada Aposentadoria, Cada Cálculo é um Cálculo e não são todos os benefícios que foram concedidos com erros.
Por Drª. Bruna de Melo Souza Teixeira
Advogada